“Nossa família tem marcas fortes em todos os municípios onde atuamos”,enfatiza Prefeita Andrezza Brasil ao abordar em entrevista assuntos da gestão em Sítio Novo/RN

Das novas gerações de mulheres eleitas nas eleições de 2020 no Estado do Rio Grande do Norte, a prefeita Andrezza Brasil está no segundo ano de gestão conduzindo os destinos da cidade de Sítio Novo, localizada na região do Trairi.

Antes de chegar a ser gestora, a jovem já vivenciou outras experiências em gestão pública, a exemplo de quando foi secretária de Saúde de Tangará, no ano de 2014. Anteriormente ela também havia sido coordenadora de Saúde Bucal em São José de Campestre, no ano de 2013.

Com experiência em gestão pública, embora seja bastante jovem, a prefeita Andrezza Brasil é pós-graduanda em Políticas Públicas e Municipalidade, filha do casal de lideranças da região do Trairi, Wanira Brasil, que já foi prefeita de Sítio Novo, e Gija, que também já foi prefeito de Tangará.

“Estamos trabalhando dia e noite e fazendo Sítio Novo feliz de novo”, a afirmação é da jovem Prefeita Andrezza Brasil ao comentar sobre o trabalho realizado no município de Sítio Novo

“Nossa família tem marcas fortes em todos os municípios onde atuamos. Deixando marcas de grandes administrações, compromissadas com o povo e com um legado de trabalho que muito nos orgulha”, enalteceu a jovem prefeita Andrezza Brasil, ao conceder entrevista para falar de gestão, legado e dos avanços que estão sendo desenvolvidos na cidade de Sítio Novo.

Dos assuntos destacados na entrevista, ela faz um balanço de forma bem ampla do que a gestão que ela comanda desenvolveu, destacando as riquezas e as potencialidades no turismo em Sítio Novo, faz inúmeras referências do município para projeções maiores, sabendo que todo esse manancial sendo desenvolvido, consequentemente haverá mais desenvolvimento econômico, geração de empregos e renda. Por Salomão Medeiros Fotos:Divulgação

Mais Abellhudo: Embora a senhora seja uma das mais jovens prefeitas do Rio Grande do Norte, já chegou carregando consigo várias experiências políticas, em tratando-se de gestão pública. Quais foram os seus maiores desafios em mais de um ano de administração?

Prefeita Andrezza Brasil: Realmente, muitos desafios! Estávamos, no ano passado, vivendo a pior fase da pandemia, um desafio mundial, que chegou de maneira uniforme para todos em um mundo globalizado. Imagina você como esse desafio impacta em uma cidade de pequeno porte como a nossa.

Naturalmente, temos pouca infraestrutura de atendimento e assistência, principalmente para os casos mais graves. E aqui recebemos uma saúde ainda mais fragilizada! Sem médicos, carros, ambulâncias, serviços com precário funcionamento, enfim, um verdadeiro caos deixado pelo gestor anterior.

Mas nem eu nem minha família fazemos política olhando no retrovisor. Assim que assumi, determinei que a prioridade seria o pagamento do funcionalismo atrasado, fornecedores pendentes e a melhor gestão possível da pandemia. Já em março, realizamos uma testagem em massa em praticamente toda a população.

Testamos um morador por residência, identificando, cuidando e monitorando os casos positivos, bem como os suspeitos, foram mais de 2 mil testes realizados. Tenho certeza de que essa ação salvou muitas vidas em nossa cidade e, a partir de outras ações realizadas por nossa Saúde, chegamos a estar entre as 20 cidades do Estado e a primeira do Trairi com melhor gestão da pandemia. Fomos aqui, inclusive, a primeira cidade da região a iniciar a vacinação dos profissionais.

“Apesar de muito jovem, acompanhei os passos de meus pais e aprendi muito sobre gestão pública”, disse a Prefeita de Sítio Novo/RN,Andrezza Brasil

Sem falsa modéstia, são muitas as ações exitosas de nossa administração durante esse pouco mais de 1 ano de nossa gestão. Estamos trabalhando dia e noite e fazendo Sítio Novo feliz de novo. Basta andar em nossa cidade… Obra para todo lado, ações da Prefeitura em todos os segmentos, saúde, educação, turismo, assistência social. Durmo tarde e acordo cedo pensando e agindo pelo bem de nossa comunidade. Essa característica herdei da minha família, como você diz. Além de me ajudarem muito com sua experiência, eles também me ensinam a seguir motivada para fazer mais por aqueles que nos confiam o voto.

Mais Abellhudo: Como gestora e com enormes desafios que a senhora esteve vivendo desde a época da campanha, como também o momento que foi enfrentado com pandemia e demais outros problemas, a senhora sente-se mais fortalecida para enfrentar uma nova reeleição?

Prefeita Andrezza Brasil: Costumo dizer que estou prefeita, não sou prefeita. Não tenho apego ao cargo, mas ao trabalho e à vontade de retribuir a confiança das pessoas. É muito cedo para discutirmos reeleição. Espero ser digna de merecer o voto dos sitio-novenses sempre que assim desejarem, mas a hora agora é de retribuir com dedicação a confiança de todos. Na hora certa, se nosso povo desejar, estarei na luta. A última campanha enfrentei grávida, e em meio a uma pandemia. Não corro de desafios e do chamado do povo.

Mais Abellhudo: Os seus pais já foram prefeitos em Tangará e Sítio Novo. O que a senhora chegou a ter como experiência da vivência com seus pais para aplicar em sua gestão?

Prefeita Andrezza Brasil: Vi o desprendimento de cada um em abrir mão de boa parte da vivência em família, inclusive, para se dedicar aos cuidados de seu povo. Nossa família tem marcas fortes em todos os municípios onde atuamos. Deixando marcas de grandes administrações, compromissadas com o povo e com um legado de trabalho, que muito nos orgulha.

Apesar de muito jovem, acompanhei os passos de meus pais e aprendi muito sobre gestão pública. Seus desafios, suas dificuldades, mas também os caminhos para destravar recursos e também conseguir obras e ações, pois isso é o que efetivamente importa, a construção de soluções para a nossa comunidade. Então, em resumo, eu aprendi a me dedicar integralmente aos destinos do meu município e por isso temos uma gestão que funciona.

Mais Abellhudo: O município de Sítio Novo tem um excelente potencial para o desenvolvimento do turismo. A gestão que a senhora comanda tem feito o que para promover o turismo?

Prefeita Andrezza Brasil: Estamos muito comprometidos com o turismo de nossa cidade. Sítio Novo tem realmente muitas potencialidades turísticas, principalmente relacionadas ao Castelo Zé dos Montes, atração internacionalmente conhecida e que nos orgulha de ser vitrine para nossa cidade.

Apesar de ser um atrativo privado, estamos somando esforços com o Castelo para oferecer melhor infraestrutura de acesso, como a finalização do calçamento da estrada que liga Sítio Novo ao distrito da Serra da Tapuia, bem como, recentemente, conseguimos aprovar no Legislativo municipal, a pedido da nossa gestão, uma lei que possibilita investimentos públicos e maior participação do Castelo no calendário turístico do município, com regras que determinam, inclusive, a contrapartida social do empreendimento à comunidade.

Mas, para além do turismo relacionado ao Castelo, temos trabalhado muito na construção do turismo de aventura. São trilhas, escalada, rapel, turismo de aventura e ambiental. Temos a Pedra de São Pedro, que é uma das belezas naturais mais incríveis do nosso Estado. Queremos para a Pedra de São Pedro o mesmo destino da Pedra da Boca, em Araruna/PB, e outros parques naturais pelo Estado e pelo país.

Com a retomada dos eventos, queremos realizar o maior festival de quadrilhas que a cidade já viu. Será uma festa linda. Tem muita coisa sendo pensada também, Natal do Castelo, enfim, muita coisa sendo nutrida para fomentar o turismo e a economia local. Nosso município tem investido também na sua divulgação. No ano passado estivemos na FEMPTUR, a maior feira de exposição turística do Estado do RN e também a da FIART, a feira internacional de artes, promovendo também nosso artesanato.

Mais Abellhudo: Nas principais vocações para o desenvolvimento econômico de Sítio Novo, como tem atuado a sua gestão?

Prefeita Andrezza Brasil: Como disse anteriormente, nosso potencial turístico é certamente o maior motor para o desenvolvimento econômico. Mas minha gestão segue atenta e fomentando outras iniciativas. Como citei anteriormente, estamos fomentando atividades de artesanato local e monitorando e incentivando as empresas de mineração e de energia eólica, que já estudam nosso potencial econômico, mineral e dos ventos. Creio que em breve teremos outra realidade para nossa comunidade, mais próspera e desenvolvida.

Também seguimos investindo na infraestrutura municipal, calçando ruas, saneando, ampliando a rede de abastecimento de água, entre outras ações que tornam nossa cidade atrativa para novos investimentos e geram benefícios diretos para a nossa comunidade.

Mais Abellhudo: Nos últimos anos, temos percebido os gestores buscarem projetos que possam ser inovadores para aplicar em suas administrações. A gestão em Sítio Novo tem tido algum projeto inovador? Como está sendo implantado ou em que fase está esse projeto? Poderia descrevê-lo melhor e quais os benefícios que ele trará para a população sítio-novense?

“Estamos muito comprometidos com o turismo de nossa cidade. Sítio Novo tem realmente muitas potencialidades turísticas, principalmente relacionadas ao Castelo Zé dos Montes, atração internacionalmente conhecida e que nos orgulha de ser vitrine para nossa cidade”,afirmou a jovem Prefeita Andrezza Brasil

Prefeita Andrezza Brasil: A inovação é mesmo a marca de nossa gestão. Do investimento massivo no turismo à busca por parcerias com empresas privadas de grande impacto econômico, nosso município tem também estudado formas de ampliar o acesso dos cidadãos e cidadãs aos serviços públicos. Estamos estudando e desenvolvendo um aplicativo para aproximar a gestão das pessoas, com diversos serviços.

Poda de árvores, limpeza pública, marcação de exames e carros de atendimento, iluminação pública, entre outros serviços, poderão ser acessados na palma da mão. É tecnológico, é digital e é conexão direta dos serviços com a população. Tudo isso requer um estudo, mas estamos trabalhando firmes no sentido de entregar o melhor recurso na palma da mão dos sitio-novenses.

Mais Abellhudo: No plano de governo que a senhora chegou a apresentar para os quatro anos de gestão, quais as áreas que a senhora aponta que neste ano poderá concluir e trazer bons resultados para a população?

Prefeita Andrezza Brasil: Temos avanços e pontos do nosso plano de governo realizados por todos os lugares, mas creio que nossa saúde seja onde mais avançamos. Na saúde, conseguimos novas ambulâncias, carros, colocamos mais um transporte para Natal levando e trazendo pacientes em um turno que antes era esquecido, o da tarde. As pessoas saíam de manhã para uma consulta à tarde e só voltavam à noite. Isso acabou. São dois horários de saída, fora os carros pequenos que seguem operando.

Nossa população tem médicos e equipe de enfermagem todos os dias, 24 horas no hospital, temos médicos, equipe de enfermagem e odontologia diariamente nas UBSs. Temos serviços de ultrassonografias executados aqui mesmo no município. Temos uma ampliação de mais de 300% na oferta de exames, consultas e procedimentos de média e alta complexidade. Avançamos e seguimos avançando em nossa saúde.

Paralelo a esses avanços na Saúde, que são a marca de nossa gestão. Há muito trabalho na assistência social, na educação, no esporte, turismo, na agricultura. Em pouco mais de um ano de administração perfuramos mais poços artesianos, que em toda a história do município. É um avanço gigante! Um marco de nossa gestão. Temos muito trabalho ainda a fazer, mas tenho ciência de que hoje Sítio Novo está muito mais feliz do que quando a recebemos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search