Mulheres Gestoras: A história de cinco potiguares que são destaques em gestão pública no RN

A última eleição do ano de 2020 no estado do Rio Grande do Norte, embora tenha diminuído o número de mulheres que foram eleitas prefeitas, de 37 delas, as gestoras municipais, Iraneide Rebouças (Reeleita para o segundo mandato em Areia Branca/RN), Maria José, ou mais conhecida como Mazé (Exercendo o terceiro mandato em Martins/RN), Marianna Almeida (Primeira Mulher Eleita Prefeita em Pau dos Ferros/RN), Andrezza Brasil (Exercendo o Primeiro Mandato em Sítio Novo/RN) e Jussara Sales (Primeira Mulher Eleita Prefeita em Extremoz/RN), ambas elas são de gerações, regiões e tem pontos de vistas bem diferentes sobre gestão pública, política, participação feminina e levam consigo cada uma delas as suas histórias.

Elas são frutos de suas vivências e aprendizados construídos mutuamente na sociedade do qual elas estão inseridas.

Com gestões bem avaliadas, elas foram os cinco nomes de Mulheres Gestoras mais citadas, dentre a relação de 37 mulheres eleitas prefeitas em várias cidades no estado do Rio Grande do Norte no ano de 2020.

As cinco Mulheres Gestoras Que Mais Se Destacaram administram cidades que estão dando uma nova visão sobre gestão e estão apresentando resultados satisfatórios para a população do qual elas estão inseridas em suas mais diversas áreas de atuação.

Prefeitas Iraneide Rebouças (Areia Branca/RN),Maria José,mais conhecida como Mazé (Martins/RN),Marianna Almeida (Pau dos Ferros/RN),Andrezza Brasil (Sítio Novo/RN) e Jussara Sales (Extremoz/RN)

A revista digital Mais Abellhudo detalha um pouco da história vivida de cada uma das cinco gestoras, enfatizando que no especial em celebração ao mês de Março, quando é comemorado o Mês Internacional da Mulher, a publicação estará apresentando com a realização de entrevistas, traçando o perfil delas, além de levar ao conhecimento os programas, ações e projetos que estão sendo executados ou em fase de implantação nos seus respectivos municípios.

Areia Branca/RN-Com formação profissional em Enfermagem, a prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças antes de exercer o cargo teve uma vida dedica a realização de inúmeros serviços todos eles de alto relevância ao lado do esposo, o ex-prefeito de Areia Branca, médico José Alfredo Rodrigues Rebouças.

Fruto da sua primeira gestão, que foi bem avaliada à época, Iraneide Rebouças foi reeleita na última eleição de 2020 para administrar por mais quatro anos os destinos administrativos do município de Areia Branca, localizado na região da Salineira.

Em sua biografia, ela teve como principal papel no ano de 1989 a idealização e fundação da Associação de Proteção e Assistência aos Necessitados de Areia Branca (APAN), instituição que é uma grande referência na prestação dos mais relevantes serviços ao povo areia-branquense, destacando-se famílias mais carentes e desassistidas.

Martins/RN-Consagrada como uma das mulheres gestoras de maior experiência em suas mais diversas funções que já exerceu, a servidora pública aposentada pelo Estado do Rio Grande do Norte, Maria José de Oliveira Gurgel Costa, mais conhecida como Mazé, ela que foi eleita no ano de 2020 para o terceiro mandato como Prefeita da cidade de Martins, localizada na região Serrana do Alto Oeste Potiguar.

A sua experiência como gestora é reflexo dos mais diversos cargos já ocupados e da sua determinação e disposição para realizar bons trabalhos em prol do desenvolvimento de Martins, considerada uma das cidades mais belas turisticamente do interior do estado do Rio Grande do Norte.

Ela é filha do casal Joaquim Machado de Oliveira e Francisca Martins de Oliveira, ambos nascidos na cidade de Martins.

A prefeita Mazé é casada com Marcos Antônio Gurgel Costa,mãe de três filhos;Caroline Oliveira Gurgel Costa Figueiredo (Psicóloga), Joaquim Machado de Oliveira Gurgel Costa (Engenheiro Civil) e Marcos Antônio Gurgel Costa Júnior (Estudante).

Pau dos Ferros/RN-Filha mais nova da psicóloga Maria Betânia e do Corretor de Imóveis Felipe, a jovem Marianna Almeida foi o principal nome de mulher que evidenciou uma nova mudança nas formas de poder mandar um novo recado que os tempos estão mudados e a forma de atuar, participar, interagir e fazer política mudou.

Ela não só surpreendeu a história da cidade polo do Alto Oeste Potiguar, Pau dos Ferros, como também disse para todos que a juventude está tendo um papel importantíssimo de fazer transformações na política, causando questionamentos infindáveis sobre os resultados que estão surgindo nas urnas.

Foi ela que já veio de uma vida de bastante participação população, em suas mais diferentes áreas de atuações, consagrou a jovem advogada a primeira mulher eleita prefeita de Pau dos Ferros, e fez de Marianna Almeida, a ganhar os holofotes da mídia potiguar e além fronteiras.

De um sorriso largo, jeito meigo de tratar as pessoas, olhando olho no olho, a neta de Saturno e de Dona Maura, está escrevendo uma nova história na cidade de Pau dos Ferros.

O olhar apurado de Marianna Almeida é o retrato fiel de uma jovem que não é somente tida como uma prefeita de uma cidade de grande importância como Pau dos Ferros, ela é vista pelas mais diversas autoridades sejam elas estaduais ou nacional, como a menina do Alto Oeste Potiguar, de Pau dos Ferros, que deverá despontar como uma grande liderança regional e quem sabe em um futuro poderá ganhar novos capítulos a sua história, podendo estrear em nível estadual.

Sítio Novo/RN- Antes de chegar ao comando a Prefeitura Municipal de Sítio Novo, localizada na região do Trairi, a jovem prefeita Andrezza Brasil teve a experiência em áreas públicas quando foi Secretária de Saúde de Tangará no ano de 2014, e anteriormente ela foi coordenadora de Saúde Bucal em São José de Campestre no ano de 2013.

Além de ser pós-graduanda em Políticas Públicas e Municipalidade, ela é filha do casal de lideranças da região do Trairi, a ex-prefeita de Sítio Novo,Wanira Brasil e do ex-prefeito de Tangará, Gija.

Extremoz/RN-Filha do casal de comerciantes João Sales de Souza e Zulmar Sales de Souza, a advogada por formação Jussara Sales foi eleita a primeira mulher prefeita da cidade de Extremoz, localizada na região Metropolitana da Grande Natal.

O primeiro cargo público que foi exercido pela advogada Jussara Sales foi um único mandato de vereadora em 2016.

No seu único mandato de vereadora de Extremoz,Jussara Sales apresentou bons projetos de leis e foi respaldada pelo povo da cidade.

Elas são os exemplos das mais diversas gestoras de Areia Branca, Martins,Pau dos Ferros, Sítio Novo e Extremoz demonstram, embora às enormes dificuldades para se administrar nos dias atuais, sendo consideradas mulheres fortes dos mais diversos pontos de vista administrativos.

A vida delas é direcionada diariamente entre reuniões, discussões de ações, programas e projetos, e quando não estão despachando seja na zona urbana ou rural, elas cumprem agendas administrativas seja na capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal, ou Brasília no Distrito Federal, tentando buscar recursos e verificando o andamento de outros pleitos juntos aos seus parceiros políticos, desde deputados estaduais, federais ou senadores.

A edição da revista digital Mais Abellhudo estará disponível para download, com lançamento dia 5 de Maio de 2022.Fotos:Reproduções

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search